Pivot 2021 Virtual Conference July 22-23 2021
Dismantling Reassembling - tools for alternative futures
Presentation

Comunidades Autônomas: a construção de cenários de design estratégico para as populações em vulnerabilidade no Covid-19

Este trabalho é um esforço coletivo para tentar alavancar a autonomia das comunidades mais afetadas pela pandemia do Covid-19 e despertar novas reflexões sobre a oportunidade de construir futuros alternativos. Para isso, utilizamos o método de Cenários Orientados pelo Design, um exercício de suporte ao desenvolvimento de estratégias por meio da criação de visões compartilhadas e de comunicação de outros futuros possíveis. Por meio desse método, é possível navegar pelo processo de projeto, fomentando o diálogo e negociação entre diversos atores. Contamos com a colaboração de especialistas e cidadãos, em rodadas de contato síncrono e assíncrono, perseguindo o objetivo de um cenário construído por múltiplos olhares. Ao final, apresentamos um cenário capaz de conectar diferentes atores e servir como plataforma para a criação de estratégias pelas comunidades, como um ambiente aberto ao diálogo e à colaboração, denominado Comunidades Autônomas, desdobrado em três visualidades: uma narrativa em texto, um vídeo protótipo e um mapa de atores. Organizações de todos os tipos que compartilham a visão de futuro apresentada podem se utilizar desse material, para gerar discussões em grupos e elaborar estratégias, que podem levar à evolução do cenário proposto e à elaboração de novos cenários, mantendo o processo vivo e aberto.

Autonomia; Cenários Orientados pelo Design; Design Estratégico;

About Ana Maria Copetti Maccagnan, Luana Fuentefria and Lúcia Kaplan

Lúcia Kaplan é graduada em design pela UFRGS e mestranda em design estratégico pela UNISINOS, pesquisa questõesrelacionadas ao design estratégico para autonomia, práticas e teorias decolonizantes, educação como prática de liberdade e construção de cenários futuros.

Luana Fuentefria é graduada em comunicação pela PUCRS e especialista e mestre em design estratégico pela UNISINOS, pesquisa questões relacionadas ao design para a inovação social e a sustentabilidade, ecossistemas de inovação, processos de difusão da inovação e abertura dos processos projetuais.

Ana Maria Maccagnan é graduada em design pela UNISINOS e mestre em design estratégico pela mesma instituição. Pesquisa questões relacionadas a práticas de experimentação em design e seus aspectos materiais, considerando um entendimento sobre as dimensões de toque e cuidado.

Back to Program